Da terra à arte: Geotinta desperta criatividade e valoriza a identidade de Indaial na Educação Infantil

Durante o encontro, as participantes conheceram todo o processo, desde a coleta, secagem e peneiração da terra até a preparação e aplicação da geotinta.

Por Roman Raiter 24/08/2026 - 14:27 hs
Foto: PMI

A Prefeitura de Indaial, por meio das Secretarias de Educação, Desenvolvimento Econômico, Eventos, Turismo e Inovação, promoveu na última sexta-feira, 21 de agosto, o 3º Encontro de 2026 do Projeto “Indaial, Cada Canto um Encanto – Turismo na Educação Infantil”. A atividade foi realizada no Galpão das Artes da Fundação Indaialense de Cultura (FIC) e teve como tema o Laboratório Geotinta, uma experiência prática que uniu arte, sustentabilidade e valorização do território.


Ministrada por Marcos Alexandre de Liz, a formação apresentou às profissionais da Educação Infantil a possibilidade de transformar diferentes tipos de solo em pigmentos naturais para a produção de tintas. Durante o encontro, as participantes conheceram todo o processo, desde a coleta, secagem e peneiração da terra até a preparação e aplicação da geotinta.


A proposta também abordou a escolha do solo adequado para a produção do material. O solo siltoso, por exemplo, possui características que favorecem a obtenção de uma pasta mais uniforme, contribuindo para a qualidade da tinta e do resultado artístico.


Além da parte técnica e prática, o encontro reforçou a importância de aproximar as crianças da natureza e de práticas mais sustentáveis. A geotinta é uma alternativa às tintas convencionais que utilizam derivados de petróleo e outros compostos poluentes, possibilitando uma experiência artística diretamente relacionada aos elementos encontrados no ambiente.


Para o prefeito, Silvio César da Silva, iniciativas como essa contribuem para que o conhecimento sobre Indaial seja trabalhado desde os primeiros anos da educação. “Quando levamos nossas riquezas, nossa história e nosso território para dentro do ambiente escolar, ajudamos as crianças a conhecer, valorizar e cuidar do lugar onde vivem. É uma forma de fortalecer o sentimento de pertencimento desde cedo”, destaca.


A formação também buscou estimular novas possibilidades de utilização da geotinta em atividades pedagógicas relacionadas aos pontos turísticos e às características de Indaial. A ideia é que as educadoras possam levar os conhecimentos adquiridos para as Unidades de Educação Infantil e desenvolver propostas que aproximem as crianças dos espaços, da cultura e das paisagens do município.


Inspirado no programa “Vale Muito, Maravilhas do Vale Europeu”, o projeto “Indaial, Cada Canto um Encanto – Turismo na Educação Infantil” foi criado em 2021 com o objetivo de valorizar a identidade cultural de Indaial e apresentar, desde a primeira infância, as riquezas e os atrativos do município.


Em 2026, a primeira formação foi realizada em abril, com uma visita técnica voltada ao patrimônio histórico das pontes de Indaial. Em junho, as profissionais participaram de uma visita ao Parque Girassol, unidade do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI), que trabalha com educação ambiental e valorização de resíduos. Novos encontros estão previstos até o fim do ano, proporcionando diferentes experiências e ampliando o repertório.